terça-feira, 5 de novembro de 2013

Na sua casa já tem gatinho e quer adotar mais um? Então siga as dicas para seu gatinho aceitar um novo amiguinho em casa!

Olá amiguinhos,obrigado a todos vocês que gostam do meu blog,faço ele com maior carinho!!!E no post de hoje vamos falar sobre o que fazer quando adotamos um novo amiguinho,já tendo um em casa.Seu bichano veterano aceitando um novo amiguinho!
Então se na sua casa já tem bichano e você deseja trazer mais um,leia com calma!
Nem sempre os gatos que temos em casa aceitam bem um gatinho recém-chegado.E o novato,por sua vez, pode prejudicar a harmonia existente entre os veteranos.Por isso mesmo quando o risco de brigas entre eles parece pequeno,a recomendação é fazer uma aproximação controlada entre eles.
Evitar brigas é sempre bem melhor do que passar por eles e pelas experiências desagradáveis que podem existir,entre as quais a redução das chances de convivência tranquila,dependendo do temperamento deles.Tanto que muitos proprietários,depois de tentar uma reaproximação depois de uma briga,acabam por preferir separá-los,do que mantê-los em ambientes diferentes.
Quando não dá para garantir o bem-estar dos gatinhos que ficam juntos,separá-los passa a ser a melhor alternativa.Todo gato doméstico deve se sentir livre para usar a caixinha de areia,beber,comer,brincar e dormir sem se preocupar demais com um possível ataque de outro gatinho,nesse caso,o novato.
Abaixo,temos algumas dicas para facilitar a convivência entre eles.
Espaço separado para o novo gatinho
Para a aproximação dos felinos ocorrer com o mínimo de estresse,a primeira coisa a fazer é reservar um espaço separado como moradia temporária.Em um cantinho do espaço do gatinho novato coloque uma caminha macia,junto com seu potinho de água e potinho de ração.Do lado oposto,a caixinha sanitária,nunca se deve colocar a caixa de areia perto ou junto do potinho de ração e de água.
Cuidados
Gatinho novo em casa que escapa do seu espaço e gatinhos antigos que entram nele,aproveitando um descuido,são os acidentes mais comuns.É preciso evitar o contato não planejado entre eles.Se ocorrer uma briga entre eles ou um grande susto,fica muito mais díficil a aproximação.Cuidado ao abrir a porta,deixe-a sempre fechada.
Gatinho novo na caixinha
Quando seu novo amiguinho estiver comendo,bebendo,dormindo tranquilo,brincando,e usando a caixinha de areia normalmente,é porque já se adaptou.Coloque o gatinho novo na caixinha de transporte dele,que ele já esteja acostumado,leve-o para fora do espaço dele,e fique com a caixa bem próxima a você.O ideal é que,nesse momento,todos os gatinhos,inclusive o que está na caixa receba coisas gostosas para comer.Faça brincadeiras e agrade-os.Com o tempo,os gatos deverão relacionar os petiscos,as brincadeiras,e os agrados á presença dos membros do grupo,incluindo o novo felino.Obs:O apetite dos gatinhos diminui a situação nova ou estressante,por isso devemos dar a eles petiscos que abra o apetite de todos.
Solto com supervisão
Quando não houver mais comportamentos agressivos entre os gatinhos veteranos,e o novato,é hora de agir.Repita a situação de cima (gatinho novo na caixinha),e abra a caixa de transporte e permita que o novato saia dela.De preferência,estimule-o a comer petiscos bem gostosos fora da caixa de transporte.Fique completamente atento(a).A chegada dos demais gatos deve ser gradual e amistosa.Caso contrário,a agressividade pode ser impedida com uma borrifada de água,mais não no rostinho do seu gato,borrife perto só para assustá-los.Terminado o exercício,o novato volta ao espaço dele.Repita essas etapas quantas vezes for preciso,até você ganhar confiança e resolver deixar seu novo gatinho junto com os outros,sem supervisão.É isso amiguinhos,espero que tenham gostado!!! Até a próxima!!! Beijos!!! 










Nenhum comentário:

Postar um comentário