terça-feira, 8 de outubro de 2013

Conjuntivite felina.

Oi gente,hoje vamos falar sobre a conjuntivite felina.
A conjuntivite felina é uma doença frequente que afeta os olhos dos gatos causando inflamação da conjuntiva(membrana rosada que reveste as pálpebras internamente e a esclera).
A conjuntivite desempenha um papel na dinâmica lacrimal,na proteção imunológica dos olhos,nos movimentos oculares e na cicatrização da córnea.Assim,uma lesão desta quando não acompanhada por um veterinário pode levar a danos oculares que resultam em sequelas tais como úlceras da córnea,queratoconjuntivite seca,uveíte anterior,entre outros.
Quais as principais causas?
As principais causas de conjuntivite são infecciosas sendo o Herpesvirus felino tipo-1(FHV-1),a Chlamydophila felis e o Mycoplasma felis os mais frequentes. 
Existem ainda outras causas que são menos comuns mas que podem igualmente levar a conjuntivite,são elas:alergia,trauma,corpos estranhos,doenças imunomediadas,tóxicos e deficiência do filme lacrimal.
Quais os sinais clínicos?
Os principais sinais clínicos são quemose (edema/inchaço da conjuntiva),hiperémia(olho muito vermelho) e corrimentos oculares variáveis.Outros sinais como irritação,dor, epífora(lacrimejar) e blefaroespasmo(piscar excessivamente os olhos),podem também estar presentes.
Os primeiros sinais clínicos são observados 2 a 7 dias após infecção e ocorre mais frequentemente apenas num olho,podendo ocorrer em ambos.
Muitas vezes estão associados problemas do trato respiratório superior e existem espirros e corrimento nasal.
E a transmissão?
É uma doença transmissível entre gatinhos,por contato direto entre eles.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito com base na história clínica,sinais clínicos e de testes laboratoriais como citologia conjuntival,serologia ou PCR.
Como é feito o tratamento?
O tratamento no caso de Mycoplasma felis e Chlamydia felis é feito com antibióticos tópicos e se infecção severa com antibióticos sistémicos.O tratamento de conjuntivite com origem no FHV-1,não se resolve com antibióticos,sendo necessária medicação anti-viral tópica e sistémica.São ainda necessários cuidados de enfermagem tais como limpezas frequentes da zona nasal e ocular.
Não é possível eliminar um vírus da família herpesviridae como o FHV-1,porque este fica latente no organismo do animal sendo atenuado e controlado por medicação(como interferãoalfa,interferão ómega e L-lisina)mas podendo voltar a recorrer ao longo de toda a vida do animal,quando este fica sujeito a episódios de stress ou a situações que diminuam a capacidade de defesa do sistema imunitário.Os episódios agudos da doença podem ocorrer com intervalos de meses ou anos.Uma vez infectado com o FHV-1 apenas há tratamento para a fase aguda do vírus.A doença apenas pode ser controlada nesta fase.
Existe vacina?
A vacinação diminui o risco de doença,embora não seja 100% garantido que a evite.Atenção que nem todas as vacinas comercializadas incluem a vacina para Chlamydophila spp.
O que fazer se suspeitar de conjuntivite?
Se o seu gato apresentar algum dos sinais clínicos descritos é necessário levá-lo rapidamente ao veterinário de modo a impedir complicações e ter o acompanhamento junto ao seu veterinário.
Qualquer dúvida entrem em contato,até a próxima!!! Beijos!!!





Pet South America em São Paulo - 29 a 31 de outubro!!! Furacão Pet estará no stand 745!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário