quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Câncer em gatos.

Oi gente,hoje vamos falar sobre câncer em gatos,espero que gostem!!!
O que é câncer?
Câncer é uma doença que ocorre quando as células do corpo de um animal começam a se multiplicar incontroladamente.Essas células,ao se aglomerarem aos milhões,formam um tumor que pode ser maligno ou benigno.Os tumores podem prejudicar o bom funcionamento dos órgãos e assim a saúde de seu gato,caso não sejam tratados em seus estágios mais preliminares.Os tumores benigno é bem menos agressivo do que o câncer maligno e tem um potencial menor de se espalhar para outras regiões do corpo.Já um tumor maligno cresce rapidamente e em alguns casos,espalha e invade outras áreas (metástase).Vale ressaltar que o câncer pode atingir qualquer célula ou órgão do corpo.É raro que apareçam câncer em filhotes de gato,e muito mais comum em animais mais idosos.

Tipos de câncer em gatos
As variações de câncer para gatos são tão amplas quanto para humanos.Amplamente falando,é aceito que nenhuma raça é mais vulnerável a um tipo de câncer,com a exceção de gatos brancos,que estão mais vulneráveis a câncer de pele quando expostos ao sol.Entretanto,alguns estudos apontam que os gatos de raças orientais são as mais vulneráveis aos linfomas felinos.Os tipos de câncer que são mais comuns em gatos são os linfomas e os de pulmão.

Linfoma felino
Linfoma é um câncer que atinge os linfônodos,nódulos linfáticos espalhados por diferentes regiões do corpo do animal.O linfoma pode ter sua raiz em retrovírus específico para gatos,que causa leucemia.Dado o maior índice de vacinações contra o vírus de leucemia,o nível de linfoma em gatos novos está diminuindo.Não deixe de saber mais sobre vacinação em gatos.Em contraparte,o índice de linfoma em gatos idosos está aumentando,dado a maior longevidade dos mesmos.
O tratamento mais comum para linfoma em gatos é a quimioterapia.Existem vários remédios e tratamentos de quimioterapia para linfoma,dependendo do estágio de desenvolvimento do linfoma em seu gato.Portanto,sempre consulte o seu veterinário quando procurar um tratamento contra linfoma em seu gato.Saiba como escolher o veterinário ideal para seu gato.

Sintomas de câncer em gatos
Gatos não são animais expressivos,o que dificulta a descoberta de câncer nos mesmos.Por essa razão,precisa-se perceber diferenças sutis no comportamento de seu gato.Pergunte-se e observe:Está com mau cheiro?
É importante ressaltar que nem todas os sintomas são exclusivos de câncer.Por exemplo,a maioria desses sintomas citados acima podem estar relacionados a problemas no trato urinário dos gatos.Observe,por exemplo,se ele fica muito tempo deitado em sua cama ou quantas vezes ele vai a caixa sanitária.Ainda assim,ao perceber alterações no comportamento do seu gato,leve-o imediatamente a um bom veterinário.

Tratamento
Existem vários tratamentos para câncer felino,dependo do estágio do desenvolvimento de câncer em seu gato.Tratamentos como radioterapia,quimioterapia e remédios específicos aumentam a longevidade de seu animal,com efeitos colaterais relativamente baixos.De forma geral,quanto mais cedo o câncer for descoberto,maior as chances de sobrevivência de seu gato.

Câncer dá dor em gatos?
É comum que qualquer animal sinta dores durante o tratamento de câncer.Tratar a dor do seu binchinho,além de melhorar a disposição dele,também acelerará a sua recuperação.Preste atenção ao comportamento de seu gato durante o tratamento.O gato,mantendo suas características selvagens,esconde sua dor como uma forma de defesa.Observe se ele continua comendo?Se está chorando as escondidas?Se não está brincando?Esses e outros podem ser sintomas de que seu gato está sentindo dor.Consulte o seu veterinário na hora do tratamento para saber as melhores maneiras de amenizar a dor do seu gatinho.

Então gente fiquem atento com qualquer alteração no comportamento do seu gatinho e visite regularmente o veterinário!!! Até a próxima!!! Beijos!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário